[1 Samuel 22.1-5; 24.1-3, 22.]
Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo (Salmo 57.1b).
Depois de ser ungido como o próximo rei de Israel, Davi precisou fugir do rei Saul, que não aceitava ter um sucessor antes de morrer. Por diversas vezes Saul tentou matar Davi, que só tinha como alternativa fugir. No texto de hoje encontramos Davi na caverna de Adulão, a fortaleza onde se escondia. Nesse lugar, diversos homens se reuniram a ele: gente em dificuldades, endividados e descontentes, e Davi tornou-se seu líder.
Mais adiante, no capítulo 24, Saul e Davi encontram-se novamente. Davi tem a oportunidade de matar Saul e tornar-se rei, mas não o faz. Poupa-lhe a vida e volta para sua fortaleza (24.22). Sobre essa situação, ele escreve o Salmo 57, pedindo misericórdia a Deus. Imaginar um rei fugindo, em vez de sentado em seu trono, nos faz pensar. Será que muitas vezes não estamos na mesma situação?
Num lugar de desconforto e dificuldades, escuro, úmido, frio e solitário? Davi sabia exatamente qual era seu lugar, mas não podia ocupá-lo. Então, naquela caverna, liderando um grupo de oprimidos como ele, era preparado para ser rei. Ali, ele colocava-se em seu lugar de homem dependente de Deus. Pode-se imaginar que não gostasse de estar ali, mas Davi chamava sua caverna de lugar seguro, onde podia se refugiar em Deus.
Não estava sozinho, pois o Senhor estava com ele, moldando seu caráter e tornando-o um rei segundo seu coração. E assim é conosco. Muitas vezes sabemos muito bem qual é o propósito da nossa vida, mas não podemos ocupar esse lugar. Em vez de estar lá, estamos numa caverna, ou num deserto, fugindo do que deveríamos enfrentar.
Mas a verdade é que ainda não chegou nosso tempo, ou melhor, o tempo determinado por Deus para assumirmos nossa posição - e dessa caverna só estaremos preparados para sair quando pudermos repetir as palavras de Davi: “Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme” (Sl 57.7).
Nossa caverna é o lugar onde Deus nos prepara para assumirmos o propósito que ele tem para nós.
quarta-feira, 30 de março de 2011
sábado, 12 de março de 2011
"O tamanho da sua barriga"
Sidão e Zaga em:
"O tamanho da sua barriga"
[Tradução: Luiz / Filmagem: Roberta]
sexta-feira, 11 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)